05 fevereiro 2006

Amadeo de Souza-Cardoso



Esta magnífica pintura e colagem, que aos nossos olhos parece tão actual, foi afinal feita há cerca de 90 anos!

O seu autor foi Amadeo de Souza-Cardoso, um pintor modernista português que morreu em 1918 com apenas 31 anos de idade, vítima de pneumonia, quando ainda havia tanto a esperar da sua arte. Almada Negreiros e Vieira da Silva que me perdoem mas, para mim, Amadeo é que foi o maior pintor português do séc. XX.

Esta tela que eu aqui mostro, juntamente com mais três ou quatro outras obras de Amadeo, pode ser admirada no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, mas muitas mais podem e devem ser admiradas em Amarante, no museu que tem o nome do artista. O museu ocupa uma parte das instalações do antigo convento de S. Gonçalo.

A respeito das obras que estão em Amarante, José Saramago escreveu, em "Viagem a Portugal", que elas são «como se o pintor, acabada a obra, tivesse saído agora mesmo para a sua casa de Manhufe onde a vindima o estava esperando». Realmente, vendo-as, temos a sensação de que elas foram pintadas hoje mesmo de manhã, e que estão ali dependuradas para secarem a tinta. Ninguém diria que elas foram pintadas há noventa a cem anos.

Se outras razões não houvesse para se visitar Amarante (e há muitas e boas), o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, por si só, justificaria plenamente uma deslocação propositada àquela bela cidade.

Comentários: 2

Blogger CN escreveu...

Também admiro muito o trabalho de Souza-Cardoso.

05 fevereiro, 2006 23:43  
Anonymous Anónimo escreveu...

eu gosto imenso da obra de amadeo de souza cardoso. para mim foi sem duvida o melhor pintor do seculo xx, e um dos melhores pintores de sempre.

08 março, 2009 21:31  

Enviar um comentário