30 março 2006

Camelot?

Penedono
Parece o castelo do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, mas não é. Nem sequer fica na Grã-Bretanha. Este castelo gótico é português e fica em Penedono, no norte da Beira Alta, próximo do Alto Douro.

Comentários: 2

Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A mim, o nome Penedono sugere-me penedo. Será que Penedono significa penedão, penedo grande? Na verdade, o castelo foi edificado sobre um cabeço granítico.

Quanto a ser senhorial ou de defesa, por aquilo que eu lá vi, o castelo é de defesa, sem dúvida nenhuma. As imponentes torres que ladeiam a entrada, e que dão o tal ar senhorial ao castelo, é que são para mim motivo de grande espanto. Elas alargam tanto em cima, que me admiro como é que aquilo não cai tudo, assim quase sem sustentação.

31 março, 2006 00:45  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Sony Hari, neste país vale sempre a pena sair das estradas principais e mergulhar no "Portugal desconhecido". Há sempre qualquer coisa merecedora de ser vista, nem que seja só uma humilde ermidinha românica. Quantas vezes as mais rústicas e primitivas capelas nos tocam mais na alma do que os sumptuosos palácios.

06 abril, 2006 10:28  

Enviar um comentário