23 março 2006

Reciclagem em Viena

Foto: Wikimedia

Hundertwasserhaus ("Casa de Hundertwasser") é o nome deste insólito edifício na capital da Áustria. Além do seu aspecto pouco ortodoxo, esta casa, concebida pelo pintor austríaco já falecido Friedensreich Hundertwasser, tem uma outra característica que a distingue das restantes edificações: ela foi feita com materiais recuperados de outras construções. É uma reciclagem ao vivo e a cores.

Apesar das atenções que atrai e dos muitos turistas que a vão ver, esta casa não é nenhum museu nem alberga nenhuma instituição de prestígio. Pertence à Câmara Municipal de Viena e é um complexo de habitação social que alberga famílias de fracos recursos económicos, entre elas algumas famílias de imigrantes.

Nem todos os circuitos turísticos de Viena incluem uma visita a esta casa. Embora não fique longe do centro da cidade, a Hundertwasserhaus não está na sua zona monumental, recheada de palácios e museus, que todos os turistas visitam. Ela situa-se numa zona residencial, que fica entre o centro histórico e o parque mais famoso da cidade, o Prater.

Foto: zanzig.com

Comentários: 0

Enviar um comentário