25 março 2006

Vozes búlgaras

Foto: Le Mystère des Voix Bulgares

A música tradicional da Bulgária tem uma riqueza extraordinária: melodias estranhas, ritmos complexos, compassos exóticos, harmomias únicas e coros femininos límpidos e cristalinos.

Estou a tentar poupar na adjectivação, porque o que me apetece é desfazer-me em adjectivos superlativos para caracterizar esta música que hoje proponho ouvir. Que cada um avalie por si, depois de escutar esta canção, esta canção e esta canção.

Comentários: 2

Blogger Terra escreveu...

Denudado,
Como não há mesmo palavras (e para quê?), ficamos assim...
Sublime!

25 março, 2006 04:58  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Sem dúvida que devem existir influências turcas na música búlgara, mas também influências gregas e bizantinas (dos ritos ortodoxos), tudo sobre um substrato eslavo. O génio búlgaro amalgamou todas estas influências e com elas fez uma música muito sua e belíssima.

Pwo, aí em África também há música coral sublime. Quem não se lembra da Missa Luba? Apesar de eu ser agnóstico, no interior de Angola, onde estive, fui muitas vezes à missa só para ouvir os cânticos entoados em coro pelas pessoas do povo.

25 março, 2006 18:32  

Enviar um comentário