29 agosto 2006

São Macário


(Se estiver interessado em São Macário do Egipto, queira consultar, por exemplo, esta página).

Conta-se que Macário era um homem cuja profissão obrigava a prolongadas ausências de casa. Uma vez, depois de uma dessas ausências, ele regressou a casa mais cedo do que se esperava e encontrou um homem a dormir na sua cama. Julgando que a sua mulher o estava a trair e cego pelo ciúme, logo Macário matou o homem adormecido. Assim que consumou o crime, Macário verificou, horrorizado, que tinha acabado de assassinar o seu próprio pai, que a sua esposa tinha acolhido em sua casa durante a sua ausência. Para expiar tão grande pecado, Macário fez-se então eremita e foi viver para uma gruta, onde passou o resto da sua vida em jejuns e oração.

A pequena capela, cujo telhado de xisto se vê na fotografia acima, foi construída no local da gruta onde São Macário viveu. Fica situada perto do ponto mais elevado da Serra de Arada, também chamada Serra de São Macário, que fica a norte de São Pedro do Sul e a sudoeste de Castro Daire, no distrito de Viseu. A serra que se vê em último plano na imagem é a do Caramulo.

Esta capela foi alvo de uma disputa entre duas freguesias vizinhas, que reclamavam para si o dinheiro proveniente das esmolas deixadas pelos fiéis. A disputa resolveu-se com a construção, no ponto mais alto da serra, a poucas centenas de metros desta que aqui se vê, de uma outra capela, maior do que esta e circundada por um muro de pedra para proteger os visitantes dos ventos gelados, a qual também foi dedicada a São Macário. Assim, cada freguesia ficou com a sua "Capela de São Macário" e a disputa ficou sanada.

Como se vê na fotografia, a cobertura da capela original de São Macário é constituída por placas de xisto e não por telhas. As placas de xisto constituem a cobertura tradicional das casas da região, mas este tipo de cobertura é cada vez menos utilizado. Há alguns anos, houve um movimento no sentido de repor a cobertura tradicional das casas. Como consequência deste movimento, em algumas aldeias, como Canelas, Cabril e Vitoreira, todas as casas ficaram outra vez cobertas de xisto. Agora, porém, a maior parte das casas já está de novo coberta de telhas.

A vista que se tem do alto da Serra de Arada é digna de ser admirada, valendo bem a pena ir lá acima. O acesso mais fácil, para quem vai de carro ou de autocarro, é feito a partir de São Pedro do Sul, passando por Sul, que é a antiga sede de concelho. O acesso é tão fácil, que quase não nos apercebemos da subida. Só quando chegamos lá acima e de repente deparamos com uma vista grandiosa, é que nos damos conta de quanto subimos.

O acesso a partir da vila de Castro Daire é muito mais íngreme, mas muito mais bonito. Não é, porém, muito aconselhável a autocarros.

O acesso mais belo e mais grandioso é, sem a mínima sombra de dúvida, a estrada que vem de Arouca (visitar o mosteiro!), passando por Ponte de Telhe e pelo Portal do Inferno. Este acesso é totalmente desaconselhável a autocarros e, em dias de má visibilidade, é perigosíssimo para qualquer tipo de veículos. À passagem pelo Portal do Inferno, a estrada é de terra e não tem quaisquer resguardos laterais, apesar de haver um abismo de cada lado. Não é por acaso que aquele local se chama Portal do Inferno. A sua grandiosidade é de cortar a respiração.

Perto do São Macário e encolhida numa dobra da serra, fica uma aldeia muito típica e muito bonita, chamada Pena. Na fotografia que publico aqui em baixo, vê-se um grande afloramento quatzítico de forma piramidal, que é a penha que dá o nome à aldeia, e alguns socalcos dos campos pertencentes aos habitantes. A aldeia propriamente dita não se vê, ficando quase "debaixo" dos nossos pés. Há dois anos, apenas uma família habitava permanentemente a Pena. Agora não sei.

No fundo do vale que se vê atrás da pirâmide, corre o Rio Paiva. Os montes que se vêem na outra margem são da Serra de Montemuro, cujo ponto mais elevado tem uma altitude superior a 1200 metros.

Comentários: 10

Anonymous Anónimo escreveu...

este sitio e de uma beleza sem igual por isso nao deixem que este se degregue principalmente a sua igreija. Maria da Luz Figueiredo.

10 fevereiro, 2009 21:51  
Anonymous Filipe, op escreveu...

Encontrei este blogue por causa da história de São Macário. A minha mãe contou-me outra versão, herdada dos seus pais... Vou escrevê-la no meu blgue. Em relação ao sítio, de facto, é das paisagens mais bonitas do nosso Portugal. Parabéns pelo site

22 agosto, 2009 10:17  
Blogger Maria da Luz escreveu...

Chamo-me Maria da Luz e os meus pais são de uma aldeia perto do S.Macario,a aldeia chama-se Oliveira de Sul e realmente é uma zona mt bonita,mt boa para descansar e sempre que estou de ferias vou para lá. A serra do S.Macario tem uma vista lindissima

04 outubro, 2009 17:58  
Blogger BlueBus escreveu...

obrigado por toda a informação.
a aldeia da pena é sem dúvida muito bela... pena é que se tenha construído o parque eólico de são macário, além de poluição visual de uma aldeia tão bela, é também poluição sonora!!! seria de esperar encontrar o silêncio da natureza naquele remoto local, mas ao escutar ouvimos os moinhos constantemente a girar...

17 maio, 2010 12:27  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Fico muito agradecido pelos comentários. Voltem sempre.

A questão dos geradores eólicos que "ornamentam" as nossas serras tem muito que se lhe diga. É praticamente impossível condensar em poucas linhas os muitos problemas relacionados com eles. O problema da poluição visual e sonora é um deles, o da necessidade de diminuir a nossa dependência energética dos combustíveis fósseis é outro, o do elevadíssimo custo da energia eólica produzida (o que implica a injeção de subsídios do Estado, ou seja, de todos nós, para baixar o preço desta energia que chega ao consumidor) é outro ainda, o da impossibilidade de armazenar de modo direto a energia elétrica produzida é outro, o da facilitação do acesso, por parte de jipes, motas e outros veículos poluidores, aos parques eólicos situados em zonas que até há pouco estavam preservadas, é outro ainda, etc. etc. etc. É a altura de se parar de construir parques eólicos a esmo e passar a utilizar critérios racionais na sua instalação, onde e se tal se justificar.

A versão da lenda de São Macário que o padre Filipe (muito obrigado pela sua visita, padre) publicou no seu blogue pode ser lida aqui. Tenho de confessar que é muito mais bonita do que a minha...

18 maio, 2010 00:02  
Blogger BlueBus escreveu...

em relação aos parques eólicos, outros países escolheram plataformas no mar... mas é o país e políticos que temos, engenheiros paisagistas etc... obrigado e até breve

24 maio, 2010 12:46  
Blogger camilo escreveu...

Gostei muito das informações que publicou acerca de S. Macário e da Serra da Arada.São informações úteis e não balelas como às vezes são publicadas nos sítios.
Obrigado
Zé Carlos-Bragança

29 março, 2011 14:32  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro Zé Carlos, eu é que agradeço as suas amáveis palavras. Procurei apenas ser objetivo e concreto.

30 março, 2011 00:45  
Anonymous Anónimo escreveu...

das coisas mais bonitas que algum di vi lindissimo...

26 fevereiro, 2012 11:35  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Sem dúvida, caro/a anónimo/a, que é lindíssimo. Portugal tem maravilhas que não receiam confronto com outras de muitas outras partes do mundo.

Obrigado pela sua visita.

28 fevereiro, 2012 16:52  

Enviar um comentário