10 agosto 2007

Liberdade

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Comentários: 10

Blogger Muadiê Maria escreveu...

Sophia e o mar...
Tem título esta poesia?
Martha

10 agosto, 2007 17:45  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Martha,

Tanto quanto eu sei, este poema não tem um título. Por razões estéticas, tomei agora as primeiras palavras do poema e fiz delas título do post.

O mar é um dos temas mais frequentes da poesia de Sophia. Ela mesma nasceu numa enorme casa que a sua família tinha na Praia da Granja, nos arredores do Porto. Não só nasceu, como também passou nessa casa longas temporadas durante a sua infância. No poema que a seguir transcrevo, ela evoca, precisamente, esta sua praia inicial:

Inicial

O mar azul e branco e as luzidias
Pedras - O arfado espaço
Onde o que está lavado se relava
Para o rito do espanto e do começo
Onde sou a mim mesma devolvida
Em sal espuma e concha regressada
À praia inicial da minha vida.

Sophia de Mello Breyner Andresen

11 agosto, 2007 00:47  
Blogger Hugo Rebelo escreveu...

aí nesse mar desaguei, novamente.

saudações



http:\\coresemtonsdecinza.blogspot.com

24 novembro, 2008 14:06  
Blogger Soberano Kanyanga escreveu...

Caro Denudado,
Dá-me muito mais prazer vir aqui, visitar-te e aqui depositar os meus comentários. Fico com a sensação de ter falado contigo.
Agradeço as visitas que me faz e o comentário deixado no último texto.
Não ficando embebecido pelos elogios que recebi e recebo vou procurar me empenhar um pouco mais.
Decido, agora, contar as vivências... Se calhar alguém goste.
FELIZ ANO NOVO

31 dezembro, 2008 07:53  
Blogger Pedro L. Cuadrado escreveu...

Encontrei estes versos de Sophia com o título de “Liberdade”. Acho que é o título de mais poemas desta autora, não é?

Saudações

15 julho, 2019 16:48  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Prezado Pedro L. Cuadrado,

É possível que este poema se chame "Liberdade", sim, mas na página de onde o recolhi ele não tinha título. Há pelo menos mais um poema de Sophia chamado "Liberdade": http://www.citador.pt/poemas/liberdade-sophia-de-mello-breyner-andresen. De resto, como sabe, a liberdade é um tema recorrente na poesia de Sophia, tal como o mar, a nudez (no sentido de despojamento, inocência, etc.) e outros mais.

Um grande abraço do Porto para Badajoz

15 julho, 2019 18:38  
Blogger Isaura escreveu...

Este poema tem titulo. Chama-se "Liberdade-II", porque há outro poema de Sophia com o mesmo nome.
(Do livro "no mar novo")

25 julho, 2019 10:52  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Isaura, vou colocar o título no post, embora considere que o título é o que menos importa num poema. Desculpe a franqueza e muito obrigado pela sua visita.

25 julho, 2019 17:24  
Blogger Lília Tavares escreveu...

De facto, caro Fernando, o poema tem, com outro de Sophia, o título LIBERDADE (sem II). Encontra-se em Mar Novo (Guimarães Ed., 1958), (Assírio & Alvim, 2013) e é um excelente poema de Sophia.
Parabéns pelo blogue!
Abraço em Poesia,
Lília Tavares
*
https://www.facebook.com/quem.le.sophia.de.mello.breyner.andresen/

07 maio, 2020 14:36  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Lília Tavares,

Desculpe o relativo atraso da minha resposta, mas este tempo de pandemia tem-me trazido uma tal enxurrada de mensagens e de emails, que quase não tenho tempo para mais nada. Eu julgava que iria ter tempo em excesso por causa do confinamento, mas afinal tenho falta dele!

Como eu já disse atrás, o que menos importa num poema é o seu título, se bem que um título possa ajudar a enquadrar o poema num determinado assunto ou tema. Nestas condições, sigo a sua recomendação e retiro o II ao título. Fica só Liberdade, e fica muito bem.

Muitos parabéns pela página no Facebook dedicada a Sophia e não só. Um abraço

11 maio, 2020 02:17  

Enviar um comentário