25 fevereiro 2010

As melhores imagens de Ciência e Engenharia 2009

Uma imagem vale mais do que mil palavras, costuma-se dizer. Poderíamos acrescentar que uma imagem também vale mais do que mil equações ou do que mil fórmulas químicas. O que seria do estudo dos fractais, por exemplo, se não pudéssemos ver imagens da sua incrível beleza? Alguém se preocuparia em estudá-los, se os fractais só pudessem ser descritos por palavras ou por fórmulas matemáticas?

A imagem é importantíssima para a compreensão de muitos fenómenos. Mesmo um simples desenho esquemático, por mais grosseiro que seja, pode levar-nos a entender muito mais facilmente ideias, conceitos ou fenómenos. Dos nossos cinco sentidos, a visão é o mais importante para a compreensão do mundo e para a nossa interação com ele. O ser humano é predominantemente visual.

O ser humano tem igualmente uma inteligência racional e tem uma inteligência emocional, as quais estão repartidas pelos seus hemisférios cerebrais. Quando o sentido da visão apresenta uma imagem ao seu cérebro, o ser humano pode sentir uma emoção mais ou menos intensa (prazer estético, melancolia, medo, etc.), enquanto analisa simultaneamente o conteúdo da imagem e procura compreender o que ela significa.

Que melhor exemplo pode haver, do que acabo de dizer, do que a imagem acima reproduzida, vencedora na categoria de fotografia da Competição Internacional de Visualização em Ciência e Engenharia 2009, organizada pela National Science Foundation, dos Estados Unidos, e pela revista Science?

Esta imagem, da autoria de Sung Hoon Kang, Boaz Pokroy e Joanna Aizenberg, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é uma fotografia por microscópio eletrónico de uma esfera de polistireno, com cerca de 2 micrómetros (microns) de diâmetro, aconchegada por um conjunto de microfibras de resina epoxy. As fibras suportam e parecem proteger a esfera, que está representada com a cor verde. Uma fibra isolada não conseguiria suportar a massa da esfera, mas várias fibras juntas já o conseguem, numa demonstração prática do provérbio "A união faz a força".

Tal como está representada, esta imagem sugere uma mensagem ecológica: a Terra, representada pela esfera verde, deve ser protegida e acarinhada por nós. Mas isto só será possível se todos juntos colaborarmos na sua proteção.

Esta e outras imagens premiadas nas diversas categorias da competição podem ser admiradas nesta página em inglês ou nesta.

Comentários: 1

Blogger Jobove - Reus escreveu...

very good blog, congratulations
regard from Reus Catalonia
thank you

26 fevereiro, 2010 08:43  

Enviar um comentário