28 janeiro 2011

Uma viola artesanal


Na região dos Dembos, no norte de Angola, vi e ouvi várias violas em tudo idênticas à que aqui se vê e ouve, menos num ponto: tinham dimensões um pouco mais reduzidas. A sua sonoridade, porém, era muito parecida com a desta.

Se esta viola fosse um bocadinho mais pequena e o seu executante cantasse em quimbundo, eu seria capaz de jurar que ele era um angolano dos Dembos. Mas não é. É um cidadão da República Centro-Africana e chama-se Pierre Gwa.




Um dos angolanos dos Dembos, que tinham uma viola artesanal semelhante a esta, era um homem chamado Gabriel António, que vivia em Zemba, no município de Nambuangongo. Não possuo nenhuma gravação em que se ouça a viola artesanal de Gabriel António. Possuo, isso sim, uma gravação em que se ouve Gabriel António cantar, enquanto se acompanha com uma viola de fabrico profissional. Ele estava tão contente por ter uma viola "a sério" nas suas mãos, que eu não tive coragem para lhe pedir para tocar a sua própria viola, em vez dessa.

Em 2006 eu já tinha publicado neste blogue um artigo com esta gravação. Peço licença para agora trazer a gravação para aqui, pedindo desculpa pela sua má qualidade técnica. Acho que ela é digna de ser ouvida, apesar de tudo.




Uma canção interpretada em quimbundo dos Dembos por Gabriel António, habitante de Zemba, Nambuangongo, Angola

Comentários: 0

Enviar um comentário