26 fevereiro 2011

A BBC deixou de falar português

Alguns membros da última redação da BBC em português (da esquerda para a direita): Marina Tadeu, Leo Guevane, Filipe Correia de Sá, Bruno Portela, Teresa Lima (chefe da redação), Hermínia Monteiro e Aires Walter dos Santos (Foto: BBC)

Setenta e dois anos depois de terem iniciado, acabaram as emissões em língua portuguesa da rádio britânica BBC (British Broadcasting Corporation). Brutais cortes orçamentais ditaram o fim de um dos serviços de rádio em português mais prestigiados do mundo.

Vou sentir muito a falta de uma estação que, através das ondas curtas, sempre me informou com o maior rigor e isenção possíveis. No tempo da ditadura do Estado Novo, o Serviço Português da BBC deu-me a conhecer factos e acontecimentos, ocorridos em Portugal e no Mundo, que eram silenciados pela censura do regime de Salazar e Marcelo Caetano. Mais tarde, foi também -- e sobretudo -- através da BBC que me fui informando sobre o que se passava nos novos estados africanos de língua oficial portuguesa e na África em geral.

Eu não sei durante quanto tempo é que a última emissão -- que foi para o ar às 20 horas e 30 minutos do dia 25 de Fevereiro passado -- irá estar disponível na Internet. Enquanto for possível, pode ser escutada aqui. Um texto de despedida e de resumo da história do Serviço pode ser lido aqui.

Comentários: 0

Enviar um comentário