13 fevereiro 2011

أم كلثوم


Julgo que posso afirmar que a cantora egípcia Om Kalsoum (em árabe أم كلثوم; em carateres latinos também chamada Om Kalthoum, Umm Kulthum, Oumme Kalsoum, etc.) está para os árabes como Amália Rodrigues está para os portugueses. Om Kalsoum foi uma diva, aplaudida e mitificada por milhões e milhões de pessoas e é por muitos considerada como tendo sido a maior cantora árabe de todo o século XX.

Já nos primeiros tempos deste meu blogue tive a intenção de publicar um artigo sobre esta notável cantora. Tinha acabado de ouvir no rádio, em ondas curtas, uma sua canção, interpretada de uma maneira quase vulcânica perante um auditório em delírio. Fiquei verdadeiramente impressionado com o que ouvi. No entanto, não encontrei então na Internet nenhuma gravação, áudio ou vídeo, que me satisfizesse minimamente e me permitisse dá-la a conhecer aqui. Acabei por desistir da ideia.

Agora que o povo egípcio está a festejar o seu "25 de Abril" (espero sinceramente que o derrube de uma ditadura não corresponda ao início de outra), voltei a lembrar-me desta egípcia. Embora a canção que se ouve no vídeo que se segue (em duas partes) não tenha tanta força como a que em tempos ouvi no rádio, parece-me que, agora sim, posso dá-la a ouvir a quem me visita.

Om Kalsoum nasceu no delta do Nilo entre 1898 e 1904 (não se sabe ao certo), no seio de uma família muito pobre. Morreu em 1975, vítima de ataque cardíaco, e ao seu funeral compareceram cerca de 4 milhões de pessoas! Uma biografia em inglês desta grande cantora pode ser lida nesta página da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Umm_Kulthum.





Comentários: 0

Enviar um comentário