07 fevereiro 2011

Imagens de índios isolados no Brasil


A emissora de rádio e televisão britânica BBC e a organização Survival deram a público, há muito poucos dias, novas imagens de uma tribo de índios isolados que vivem na Amazónia brasileira, junto à fronteira com o Peru. Há cerca de dois anos já tinham sido divulgadas as primeiras imagens desta mesma tribo.

Esta e outras tribos são chamadas isoladas ou não contactadas, porque só têm relações limitadas com o mundo exterior, provavelmente apenas com outros índios de tribos vizinhas. O aspeto saudável destes índios, que é visível nestas imagens, sugere que eles não têm tido contactos com não-índios. Eles teriam morrido ou ficado gravemente doentes se tivessem tido esses contactos, porque não possuem imunidade contra várias doenças que no passado não existiam na Amazónia. Um simples resfriado, por exemplo, pode matá-los pura e simplesmente.

Nas imagens agora divulgadas verifica-se que estes índios estão bem alimentados, sendo claramente visível a abundância de mandioca, papaia, banana, etc. Eles pintam o corpo com urucum, que é uma tinta vermelha obtida a partir de sementes, e possuem catanas de aço, que provavelmente foram obtidas junto de tribos vizinhas.

Na Amazónia peruana, a situação dos índios tem sido alvo de severas críticas por parte de várias pessoas e organizações. O avanço imparável de garimpeiros e madeireiros, que se tem vindo a registar no Peru, tem vindo a provocar graves destruições na floresta e a causar sérias perturbações na vida das comunidades locais. Algumas tribos do Peru já estão a fugir para dentro do território brasileiro, depois de terem visto destruída a floresta que lhes servia de sustento, o que poderá gerar conflitos com tribos brasileiras, que se poderão sentir invadidas e ameaçadas. As notícias mais recentes vindas da parte do governo peruano (que até agora negava a existência de tribos isoladas no seu país) dão conta do reconhecimento, por fim, do problema e de um compromisso em o resolver daqui para diante. Aguardemos com atenção o evoluir da situação.

Um curto vídeo produzido pela BBC e comentado em inglês por Gillian Anderson está disponível no seguinte endereço:

http://www.uncontactedtribes.org/brazilfootage


Comentários: 3

Blogger a.leitão escreveu...

Fernando Ribeiro,
Imaginemos só que eles apanhavam com as telenovelas lá do sítio :)
Nem as almas se aproveitavam.
Vi há dias uma reportagem sobre Ecologia e fico a imaginar o que vai acontecer daqui a uns anitos - voltar às origens.

08 fevereiro, 2011 17:29  
Blogger Carlos Ribeiro escreveu...

O interesse da Inglaterra e de outros países é enorme na Amazônia. É comum a presença de missionários ensinando inglês aos índios e convencendo-os a formarem o seu próprio país.

Por trás de um discurso políticamente correto estão interesses comerciais devido à riqueza biológica e mineral da região.

Enquanto países sulamericanos são acusados de destruir a amazônia, o velho colonialismo ainda é praticado por grandes potências econômicas, pois sempre foi mais barato comprar ouro ou diamantes de uma tribo indígena do que na NYSE.

No entanto, isso não é mostrado pela BBC.

De fato, os países sulamericanos têm explorado a floresta, desmatando e acabando com sua biodiversidade.

Isso é o que sempre aparece nos noticiários.

No entanto, não há mocinhos nesta história, pois tribos inteiras têm enriquecido muito com este jogo de poder entre europeus, EUA e países sulamericanos pelo controle político na Amazônia.

Isso também não é mostrado pela TV.

Quem vive na região ou tem amigos que trabalham lá (meu caso) sabe que há muito tempo os índios perderam a sua ingenuidade. A concorrência entre os países europeus, Estados Unidos e Brasil pela região fez os índios perceberem o valor da sua terra.

O Brasil investiu em um sistema de radares para monitorar a área. Pressionado pelos países europeus e pelos Estados Unidos, demarcou uma área gigantesca (Reserva Raposa Serra do Sol), estimulada pela festiva política externa de Lula.

Para contornar a situação, o Brasil intensificou a sua ação na Amazônia Brasileira, levando médicos, luz e outros serviços básicos a essas tribos.

Mais uma demonstração da predatória presença estrangeira na região.

Parece-me inevitável a transformação da Amazônia Brasileira em um novo país (ao menos uma grande parte dela). Talvez daqui a uns 20 anos, tamanho é o interesse da Inglaterra naquela região.

Ao menos o ônus da exploração comercial da região e da descaracterização da cultura indígena não poderá mais ser atribuído apenas aos sulamericanos.

Desculpe o longo comentário, tentei apenas trazer uma outra visão sobre o tema.

Parabéns pelo teu blogue! Visitarei com frequência.

Abraços

09 fevereiro, 2011 17:27  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A. Leitão,
Se eles vissem as telenovelas portuguesas, então, morreriam de susto...

Carlos Ribeiro,
Muito obrigado pela sua visita e pelas suas palavras.

O interesse de muitos países pela Amazónia é enorme, mas o Brasil ainda é maior. Nem a Inglaterra, nem os Estados Unidos, nem nenhum outro país se atreverão a interferir nos assuntos da Amazónia brasileira contra o colosso que é o Brasil. É bom que os brasileiros se convençam disso. O Brasil é muito maior e muito mais importante do que a caduca Inglaterra.

Na verdade, para o resto do mundo o Brasil já não é só o país do carnaval e do futebol. É um país cujo poder o levou a ocupar o lugar que lhe compete entre os grandes deste mundo. Só lhe falta ser membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. De resto, o Brasil já tem uma presença garantida e muito marcada em todas as cimeiras mundiais mais importantes, sejam elas quais forem.

11 fevereiro, 2011 16:38  

Enviar um comentário