22 outubro 2011

Franz Liszt, 200 anos

Franz Liszt tocando piano diante do imperador austro-húngaro Francisco José e da imperatriz Elisabeth (Sissi)

Completam-se hoje 200 anos sobre o nascimento do pianista, compositor, professor de música e maestro húngaro Franz Liszt (Liszt Ferenc em húngaro), que foi uma personalidade de primeiríssimo plano da música do séc. XIX.

Franz Liszt foi um pianista extraordinário, aclamado em toda a Europa. Não existem registos sonoros das suas interpretações, como é evidente, mas os testemunhos que os seus contemporâneos nos deixaram são tão entusiásticos, que há quem pense que ele deve ter sido o maior pianista de todos os tempos!

Como compositor, Liszt legou-nos um conjunto de obras notáveis, tanto para piano como para orquestra, que se inserem na corrente do Romantismo. Ele introduziu diversas inovações na composição musical, que só viriam a ser devidamente desenvolvidas já no séc. XX, e criou a forma do chamado poema sinfónico, que muitos outros compositores viriam posteriormente a utilizar.

Foi-me muito difícil fazer uma seleção de obras de Franz Liszt, que pudesse dar a ouvir a quem visita este blogue. Elas são muitas e de enorme qualidade. Acabei por escolher duas composições, uma para piano e outra para orquestra. No entanto, durante as pesquisas que fiz, deparei-me com uma extraordinária interpretação da Sonata em Si Menor, por um dos maiores pianistas do Mundo: o brasileiro Nelson Freire. Eu não podia, de maneira nenhuma, pôr de parte uma tal interpretação. Por isso, aqui deixo três peças de Franz Liszt para serem ouvidas:

-- Gondoliera (peça baseada na canção "La biondina in gondoletta" de Giovanni Battista Peruchini), da suite "Deuxième année: Italie", pelo pianista alemão Wilhelm Kempf;

-- Les préludes (d'après Lamartine), poema sinfónico interpretado pela Orquestra Sinfónica da Rádio de Berlim, dirigida por Fricsay Ferenc;

-- Sonata para Piano em Si Menor, considerada a obra mais profunda que Liszt compôs para piano, pelo brasileiro Nelson Freire.

Espero que goste.






Comentários: 1

Blogger Celina Dutra escreveu...

Belo post, Fernando! Obrigada. Sem bairrismo, mas das 3 peças a que mais gostei foi Sonata para Piano... com Nelson Freire.
Girassóis no seu dia. Beijos.

23 outubro, 2011 01:28  

Enviar um comentário