29 outubro 2011

Mahalia Jackson

No passado dia 26 de outubro assinalaram-se os 100 anos do nascimento de Mahalia Jackson e eu não me apercebi disso. Peço desculpa pelo atraso e deixo aqui a minha homenagem a esta extraordinária cantora de Gospel e grande lutadora pelos direitos cívicos dos negros norte-americanos, ao lado de Martin Luther King.

Mahalia Jackson nasceu em Nova Orleans em 1911 e faleceu em Chicago em 1972. Oriunda de uma família negra muito humilde, Mahalia Jackson atingiu os píncaros da fama graças à sua poderosíssima voz de contralto e ao profundo sentimento com que cantava os seus maravilhosos espirituais negros.

Para esta minha evocação de Mahalia Jackson, selecionei dois vídeos. A qualidade das imagens e do som destes vídeos deixa muito a desejar, é certo, mas o que eu pretendo com eles é dá-la a ouvir comunicando com a sua própria gente e mostrar a intensidade com que ela vivia a sua fé e exprimia a sua esperança. Por isso escolhi estes vídeos e não outros.


How I Got Over, por Mahalia Jackson


I Believe, por Mahalia Jackson

Comentários: 1

Blogger Celina Dutra escreveu...

Maravilha de voz e energia positiva imensa! Eu também acredito no amor! Obrigada por tantos posts ricos!
Girassóis nos seus dias. Beijos.

29 outubro, 2011 03:28  

Enviar um comentário