28 abril 2012

Mandó

Curtorim, Goa, Índia (Foto: ryspha)

O mandó é um género musical surgido no séc. XIX entre os católicos de Goa, na Índia. É o resultado do encontro entre a música indiana e a música europeia. O tema principal do mandó é o amor, mas também pode ser algum acontecimento histórico ou as injustiças sociais, entre outros. O seu ritmo é lento e a sua melodia é dolente. A língua em que é cantado é o concanim, a língua de Goa.

Os cantores de mandó obedecem a um rigoroso código de vestuário. Os homens vestem fato a rigor, enquanto as senhoras usam um traje indiano tradicional de seda ou de veludo, sobrepujado por uma espécie de xaile. Um leque usado com graciosidade nas mãos completa o conjunto. O canto é habitualmente acompanhado por uma ondulação do corpo em concordância com o ritmo, que é muito característico.

Os vídeos de mandó que encontrei na Internet são de muito fraca qualidade técnica. Mesmo assim, decidi incluir aqui os dois que me pareceram menos maus, feitos pelo jornalista goês Frederick Noronha. O primeiro é um mandó interpretado por uma excelente cantora goesa chamada Sonia Shirsat, que também é fadista. O segundo dá-nos a ouvir aquele que é certamente o mandó mais popular de todos. Chama-se Adeus Korchu Vellu Paulu (Chegou a Hora do Adeus), da autoria de Torquato de Figueiredo (1876-1948), e é interpretado por um grupo da localidade de Curtorim, chamado Curtoriche Salkam.




Comentários: 0

Enviar um comentário