21 junho 2012

O verão já chegou

Colheita — Ceifeiras, óleo sobre tela (c. 1893) de António Carvalho da Silva Porto (1850-1893), Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto



La Mer, por Charles Trenet

Comentários: 2

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Surpreendido, mas agradado, pelas escolhas com que marca a chegada de mais um verão...

21 junho, 2012 16:07  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu hesitei um pouco na publicação do quadro de Silva Porto, pois as colheitas só se fazem no fim do verão e não agora, no início. Mas não faz mal. Silva Porto foi um dos maiores pintores portugueses do séc. XIX e a sua obra merece ser divulgada.

Aproveito para chamar a atenção, a quem me lê, para o facto de que o pintor Silva Porto não tem relação nenhuma com o africanista Silva Porto. O pintor chamava-se, na realidade, António Carvalho da Silva, enquanto o sertanejo se chamava António Francisco Ferreira da Silva. Independentemente um do outro, ambos acrescentaram Porto ao Silva dos seus nomes, porque ambos eram naturais do Porto.

Este pintor Silva Porto, e não o sertanejo, é que é o homenageado com a atribuição do seu nome a um frondoso parque que existe em Lisboa, mais concretamente em Benfica, ao fundo da Av. Grão Vasco: o Parque Silva Porto. Um busto do artista está à entrada do parque.

22 junho, 2012 01:44  

Enviar um comentário