19 julho 2012

Papiamento

Uma praia na ilha de Curaçao (Foto de autor desconhecido)

O papiamento é um idioma crioulo falado nas ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, que ficam nas Caraíbas, a cerca de 60 km da costa da Venezuela. Estas três ilhas, juntamente com as pequenas ilhas de Saba, Santo Eustáquio e a parte meridional (chamada Sint Maarten) da ilha de Saint Martin (cuja parte setentrional está sob domínio francês), também nas Caraíbas, estão submetidas ao domínio da coroa da Holanda e são os últimos resquícios do antigo império colonial holandês.

O papiamento apresenta algumas diferenças de ilha para ilha. Tem o estatuto de língua oficial de Aruba, de Curaçao e de Bonaire, juntamente com o holandês e o inglês. Ao todo, estima-se que 270 mil pessoas tenham o papiamento como seu idioma materno. Destas, cerca de 120 mil vivem em Curaçao, 60 mil em Aruba, 10 mil em Bonaire, 70 mil na Holanda (imigrantes) e mais umas quantas no resto do mundo.


Este crioulo é um fruto da colonização e da escravatura, apresentando muitas semelhanças com os crioulos africanos de base portuguesa falados em Cabo Verde, Guiné-Bissau e Casamança. Além da influência portuguesa, o papiamento apresenta uma influência espanhola muito forte (a Venezuela fica ali ao lado), assim como claras influências do holandês, inglês, francês, línguas africanas e línguas índias.

A presença nas Antilhas Holandesas de uma forte comunidade judaica portuguesa, no passado, contribuiu para o fortalecimento da influência da língua portuguesa no papiamento. Com efeito, muitos judeus expulsos de Portugal acabaram por se fixar nas Caraíbas, beneficiando da hospitalidade holandesa. Um grupo de judeus portugueses partiu, depois, destas ilhas para a América do Norte, onde fundou uma cidade a que deu o nome de Nova Amesterdão. Esta cidade mudou, mais tarde, de nome e passou a chamar-se... Nova Iorque.

Alguns dados sobre o papiamento, em inglês, podem ser encontrados, por exemplo, neste sítio da Internet: http://www.papiamentu.com/papiamentu/index.html.

Comentários: 0

Enviar um comentário