27 dezembro 2012

Subir ao Everest sem pôr lá os pés

Clicar na imagem para vê-la em toda a sua grandiosidade (Foto: GlacierWorks)

David Breashears é um norte-americano de 57 anos de idade fascinado pelo monte Everest e pela cordilheira dos Himalaias em geral. Já subiu cinco vezes ao Everest, realizou vários documentários sobre esta montanha e também sobre o Kilimanjaro, publicou diversos livros, fundou uma agência de viagens especializada em turismo de aventura nos Himalaias e também fundou uma organização não-lucrativa, chamada GlacierWorks, destinada a chamar a atenção das pessoas para as consequências do aquecimento global sobre os Himalaias e os países que deles dependem.

Na primavera passada, David Breashears voltou aos Himalaias para tirar cerca de 400 fotografias a partir de um determinado ponto de observação, sobranceiro ao acampamento base do Everest. Agora, ele acaba de publicar estas fotografias na Internet, todas digitalmente ligadas umas às outras de modo a que constituam uma só imagem de grandes dimensões. Com o auxílio desta imagem, podemos "passear" pelo Everest e pela região envolvente, até conseguirmos ver detalhes tão insignificantes como um homem a lavar a cara, alpinistas em ação, o gelo a escorregar pela face das montanhas, etc. Para fazê-lo, basta clicar na imagem que acima se mostra.

A avaliar pelo número de tendas que se veem no acampamento, diríamos que o Everest é um lugar mais concorrido do que a VCI à hora de ponta... Mas, de toda a gente que ali estava, quantos é que terão conseguido verdadeiramente subir ao ponto mais alto do nosso planeta?

Comentários: 0

Enviar um comentário