11 janeiro 2013

Campos de lapiás

Lapiás na Granja dos Serrões, Sintra (Foto: Associação de Defesa do Património de Sintra)

O calcário é uma rocha de origem sedimentar constituída predominantemente por carbonato de cálcio, que é um composto solúvel na água. Não o é diretamente, mas sim através de um processo químico que envolve o dióxido de carbono.

A água da chuva, quando cai das nuvens, reage com o dióxido de carbono existente na atmosfera. Desta reação resulta ácido carbónico, que vai ficando dissolvido na água à medida que a chuva cai:
CO2 + H2O ⇒ H2CO3
(dióxido de carbono + água ⇒ ácido carbónico)
Quando a água da chuva incide sobre o calcário, o ácido carbónico nela contido reage por sua vez com o carbonato de cálcio que compõe esta rocha, do que resulta a libertação de iões cálcio e hidrogenocarbonato, que também ficam dissolvidos na água:
CaCO3 + H2CO3 ⇒ Ca2+ + 2 HCO3-
(carbonato de cálcio + ácido carbónico ⇒ ião cálcio + 2 iões hidrogenocarbonato)
Este processo, em que na prática os constituintes do calcário acabam por ficar dissolvidos na água, corresponde a uma erosão química desta rocha, à qual se juntam uma erosão mecânica, correspondente ao desgaste causado pela própria água («água mole em pedra dura tanto dá até que fura», como diz o provérbio), pelo vento e por outros agentes físicos, e também uma fratura e desagregação progressiva da rocha, em resultado das dilatações e contrações provocadas pelas variações de temperatura. A esta erosão do calcário dá-se o nome de carsificação e dela resulta a formação de grutas, algares, lapiás, etc.

Os lapiás são relevos que se formam à superfície do calcário e são constituídos por fendas, canais, buracos, fragmentos, campos de rochas, etc. Em Portugal há dois campos de lapiás costeiros: um no Cabo Carvoeiro, junto a Peniche, e outro em Cascais, entre a vila e a Praia do Guincho, incluindo a famosa Boca do Inferno. Na zona do Farol da Guia este campo de lapiás é estreito, mas no Cabo Raso ele é muito mais amplo.

De entre os campos de lapiás que não se encontram à beira-mar, permito-me distinguir dois, que estão classificados como monumentos naturais: o Campo de Lapiás da Granja dos Serrões e o de Negrais. Ambos os campos de lapiás ficam muito próximos um do outro e podem ser facilmente acedidos através de uma estrada que liga Pero Pinheiro, no concelho de Sintra, à Ponte de Lousa, no concelho de Loures, passando pelas aldeias de Pedra Furada, Negrais e Santa Eulália. O Campo de Lapiás da Granja dos Serrões fica junto ao troço da estrada entre Pero Pinheiro e Pedra Furada e o Campo de Lapiás de Negrais fica nas imediações da aldeia de Negrais, como o seu nome indica. Se puder, vá até lá e admire as formas caprichosas que a natureza esculpiu na rocha calcária ao longo dos séculos.

Admirando um lapiá em Maceira, nas proximidades da Granja dos Serrões (Foto de autor desconhecido)

Comentários: 0

Enviar um comentário