28 julho 2013

A Matemática na Natureza


Nature by Numbers, vídeo de Cristóbal Vila

A Matemática é a mais nobre de todas as ciências. Podemos mesmo dizer que ela tem um toque divino. Na verdade, que outra ciência é capaz de lidar com a noção de infinito, por exemplo, com tanto à-vontade como a Matemática? E também com a noção — tão estranha — de menos infinito? E com muitas outras noções igualmente estranhas, como a de universos de múltiplas dimensões?

No caso deste vídeo, não é de infinitos que se trata. Nem de universos multidimensionais. Trata-se, sim, deste universo em que vivemos, a três dimensões (ou a quatro, se considerarmos a dimensão temporal), e no qual a Matemática está sempre presente nas suas leis e nas suas mais variadas manifestações.

Este vídeo é uma animação digital da autoria do espanhol Cristóbal Vila, em que se mostra a existência na Natureza de alguns conceitos matemáticos, tais como a série de Fibonacci, o retângulo dourado, o ângulo dourado e a tesselação de Voronoi ou mosaico de Dirichelet. Este vídeo tem, porém, um erro, que o próprio autor só descobriu depois de o ter concluído: as conchas dos náutilos não crescem de acordo com a série de Fibonacci. Mas a forma tomada por um feto jovem enrolado, por exemplo, segue esta série famosa. Ou os braços em espiral de uma galáxia. Ou a flor da alcachofra.

O autor do vídeo colocou também na Internet uma página, em inglês e castelhano, em que explica os conceitos matemáticos ilustrados por esta sua animação. Vale a pena visitar a página para melhor compreender. O seu endereço é http://www.etereaestudios.com/docs_html/nbyn_htm/about_index.htm.

Comentários: 2

Blogger Um Jeito Manso escreveu...

Que maravilha! Ainda o domingo mal começou e já acho que ganhei o dia. A matemática, tal como a poesia, encantam-me. São a pureza, a essência das coisas. O infinitamente grande e o infinitamente pequeno são dos conceitos que a mim também mais me fascinam.

Este vídeo é uma beleza.

Muito obrigada! Adorei.

28 julho, 2013 00:55  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu gosto muito de Matemática. Mesmo muito. Mas não tenho a capacidade de abstração mínima indispensável para conseguir ser um matemático. A Matemática não é só números, muitíssimo longe disso, mas também me farto de me enganar nas contas. Nem o Excel me vale. Engano-me mais do que o Vítor Gaspar...

28 julho, 2013 18:12  

Enviar um comentário