09 julho 2013

Um conto popular português

A COMADRE MORTE

Havia um homem que tinha tantos filhos, tantos, que não havia ninguém na freguesia que não fosse compadre dele; e vai a mulher teve mais um filho. Que havia do homem fazer? Foi por esses caminhos fora a ver se encontrava alguém que convidasse para compadre. Encontrou um pobrezito e perguntou-lhe se queria ser compadre dele.

— Quero; mas tu sabes quem eu sou?

— Eu sei lá; o que eu quero é alguém para padrinho do meu filho.

— Pois, olha, eu cá sou Deus.

— Já me não serves; porque tu dás a riqueza a uns e a pobreza a outros.

Foi mais adiante; e encontrou uma pobre e perguntou-lhe se queria ser comadre dele.

— Quero; mas sabes tu quem eu sou?

— Não sei.

— Pois, olha, eu cá sou a Morte.

— És tu que me serves, porque tratas a todos por igual.

Fez-se o baptizado e depois disse a Morte ao homem:

— Já que tu me escolheste para comadre, quero-te fazer rico. Tu fazes de médico e vais por essas terras curar doentes; tu entras e se vires que eu estou à cabeceira, é sinal que o doente não escapa e escusas de lhe dar remédio; mas se estiver aos pés é porque escapa; mas livra-te de querer curar aqueles a que eu estiver à cabeceira, porque te dou cabo da pele.

Assim foi. O homem ia às casas e se via a comadre à cabeceira dos doentes abanava as orelhas; mas se ela estava aos pés, receitava o que lhe parecia. Vejam lá se ele não havia de ganhar fama e patacaria, que era uma coisa por maior!

Mas vai uma vez foi a casa dum doente muito rico e a Morte estava à cabeceira; abanou as orelhas; disseram-lhe que lhe davam tantos contos de réis se o livrasse da Morte e ele disse:

— Deixa estar que eu te arranjo — e pega no doente e muda-o com a cabeça para onde estavam os pés e ele escapa.

Quando ia para casa sai-lhe a comadre ao caminho:

— Venho buscar-te por aquela traição que me fizeste.

— Pois, então, deixa-me rezar um padre-nosso antes de morrer.

— Pois reza.

Mas ele rezar, qual rezou! Não rezou nada e a Morte para não faltar à palavra foi-se sem ele. Um dia o homem encontra a comadre que estava por morta num caminho; e ele lembrou-se do bem que ela lhe tinha feito e disse:

— Minha rica comadrinha, que estás aqui morta; deixa-me rezar-te um padre-nosso por tua alma.

Depois de acabar, a Morte levantou-se e disse:

— Pois já que rezaste o padre-nosso, vem comigo.

O homem era esperto; mas a Morte ainda era mais, pois não era?

in Contos Populares Portugueses, de Adolfo Coelho

Comentários: 3

Blogger Um Jeito Manso escreveu...

Ai... não gosto nada de histórias com essa comadre...

Não é bom desafiá-la, querer ser mais esperto que ela. Aliás nem é bom tê-la por perto.

Foi lembrar-se dela por alguma razão, não...?

09 julho, 2013 23:36  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Encontrei esta história num ficheiro PDF sobre literatura oral que tinha aqui no disco do computador e achei graça ao seu tom coloquial e, sobretudo, ao pormenor de o homem fazer rodar a cama dos pés para a cabeceira, a fim de enganar a Morte. Em geral gosto muito de contos populares e da esperteza ingénua que muitos deles apresentam.

13 julho, 2013 03:18  
Anonymous Anónimo escreveu...

geralmente os contos populares não possuir autores ele são desconhecidos,personagem possuir muito pouco, o tempo da historia é indeterminados e o foco narrativo 3 pessoa .
A linguagem é informal,possuir muitos verbos do passado.

23 outubro, 2013 15:02  

Enviar um comentário