27 setembro 2013

No Brasil, os índios lutam pelos seus direitos

Menina índia do Brasil (Foto de autor desconhecido)

Está a preparar-se um conjunto de manifestações de índios no Brasil, a decorrerem entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro próximos, com a finalidade de defender a Constituição brasileira, os direitos dos povos indígenas e tradicionais (incluindo quilombolas) e o meio ambiente, contra o governo, a bancada ruralista do Congresso, as grandes empresas energéticas (nomeadamente Belo Monte), as grandes empresas de exploração mineira e todos quantos procuram limitar os direitos das populações indígenas e tradicionais. Estão previstas manifestações em várias cidades do Brasil, com destaque para Brasília (em frente ao Congresso), São Paulo, Belém e Rio Branco. No dia 26 de setembro que agora passou, um grupo de cerca de 200 índios fechou a Rodovia dos Bandeirantes, no estado de São Paulo.



Manifesto dos índios guarani que fecharam a Rodovia dos Bandeirantes, no estado de São Paulo, em 26 de setembro de 2013


Já em 2012, os índios do Alto Xingu tinham apresentado um manifesto com as suas reivindicações, que a ministra da Cultura que então estava em funções, Ana de Hollanda, recusou receber

Comentários: 2

Blogger Um Jeito Manso escreveu...

Um sopro de ar puro, um rio que vai contra a corrente. Aqui não se anda ao sabor de modas, aqui fala-se do que realmente é importante.

Gostei imenso. Já aqui tinha estado mas nem sempre venho com tempo para deixar uma palavrinha. Mas vejo sempre. Não se pode perder, é sempre tudo muito bom.

Obrigada.

Um bom domingo!

28 setembro, 2013 22:51  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Obrigado eu pelas suas palavras, que me deixam muito desvanecido. Eu também visito sempre "Um Jeito Manso", embora poucas vezes deixe uma palavrinha, também. O seu "Ginjal" é que tem estado muito parado, mas acabo de reparar que já tem matéria nova, acabada de publicar. Assim que puder, vou ler e ouvir com mais calma o que pôs no "Ginjal".

02 outubro, 2013 02:23  

Enviar um comentário