03 dezembro 2013

Dois palácios do rei D. Pedro I, "O Justiceiro"

Neste local devem ter ocorrido vários encontros amorosos entre Pedro e Inês. Paço Real da Serra de El Rei, concelho de Peniche (Foto: Jorge Maia)

Ao longo dos séculos, os reis de Portugal foram mandando construir diversos palácios e residências régias um pouco por todo o país, a fim de serem utilizados durante as suas deslocações pelo reino, para a realização de caçadas, etc. Destes, o desaparecido Paço de Almeirim foi um dos mais famosos. Um dos menos conhecidos, por outro lado, terá sido uma residência com uma tapada de caça anexa, a que foi dado o nome de Quinta Rei, mais ou menos entre Susão e Alfena, no concelho de Valongo, a qual está hoje reduzida à condição de reles eucaliptal pertencente a uma empresa de celulose.

Do rei D. Pedro I (1320-1367), nomeadamente, conhecem-se pelo menos dois palácios. Numa pequena serra situada perto de Peniche, que a partir de então passou a ser chamada Serra de El Rei, D. Pedro I mandou construir um palácio num local onde ele teria tido diversos encontros amorosos com a bela Inês de Castro. Há mesmo quem afirme que o casal de apaixonados se casou em segredo neste local. Este palácio, que é agora propriedade privada, é o chamado Paço Real da Serra de El Rei, no qual já muito pouco se pode ver da traça original. Sucessivos restauros e ampliações feitos ao longo dos séculos alteraram a fisionomia do palácio, acabando o estilo manuelino por se tornar predominante. Seja como for, é uma construção digna de registo.

Um outro palácio que pertenceu a D. Pedro I situa-se em Belas, perto de Queluz, Sintra, e está classificado como Imóvel de Interesse Público. O chamado Paço Real de Belas, mais conhecido por Palácio do Marquês de Belas, fica quase à sombra de um grande viaduto da CREL, que passa por cima de uns terrenos pertencentes à quinta que lhe está anexa. Este palácio já existia no tempo de D. Pedro I, tendo sido expropriado pelo rei ao seu proprietário Diogo Lopes Pacheco. Também este palácio sofreu muitas alterações ao longo dos séculos, mas merece igualmente uma atenção muito cuidada.

Paço Real de Belas ou Palácio da Quinta do Marquês de Belas, no concelho de Sintra (Foto de autor desconhecido)

Comentários: 0

Enviar um comentário