11 abril 2014

A capela circular de Janas

Capela de São Mamede, Janas, Sintra (Foto: Pedro Macieira)


Janas é uma aldeia situada a cerca de 1 km de Azenhas do Mar e de 2 km da Praia das Maçãs, no concelho de Sintra. É terra de pinhais, campos de cultivo e vinho de Colares. É uma povoação predominantemente rural, portanto.

Há em Janas uma capela que tem a particularidade de ter planta circular, em vez de a ter retangular ou quadrada, e que é dedicada a São Mamede. Não há muitas capelas como esta em Portugal. De momento, só me lembro de uma outra capela que tem planta circular, existente em Cabanas de Azeitão, no concelho de Setúbal, e sobre a qual nada sei.

Porque é que a capela de São Mamede de Janas tem planta circular? Diz-se que a razão reside no facto de ela ter sido construída no local em que terá existido uma edificação anterior à ocupação romana e que os romanos terão aproveitado para erguer, por sua vez, um templo dedicado à deusa da caça, Diana. Há quem diga, mesmo, que o topónimo Janas deriva precisamente de Diana. A capela atual data provavelmente do séc. XVI ou XVII.

A capela circular de Janas é o centro de uma romaria dedicada a São Mamede, que se realiza todos os anos entre os dias 15 e 17 de agosto. Ora São Mamede é considerado protetor do gado. Por isso, os lavradores da região de Colares, Sintra, Mafra e mesmo de Torres Vedras levam o seu gado até à festa de São Mamede de Janas. Bois, cavalos, burros e outros animais são então levados a dar três voltas em redor da capela, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Esta tradição é já antiga. Por exemplo, nos seus "Apólogos Dialogais" escreveu D. Francisco Manuel de Melo, que viveu no séc. XVII: «Porem agora, que huma Corte tão luzida, como a da nossa Lisboa; a qual não há inveja a nenhuma Christandade, vos anda à roda sempre, como gado vacum, em torno da Ermida de S. Mamede, que podeis envejar que não seja vicio?»

Sobre este e outros cultos a Diana e suas reminiscências atuais, leia-se o artigo do Dr. Fernando Castelo-Branco intitulado "Vestígios do culto de Diana em Portugal" e publicado em http://s2.excoboard.com/Lealdade_Sacra/64672/330855. Leia-se também a página dedicada a este templo publicada pelo Janas Futebol Clube em http://janasfc.wix.com/janasfutebolclube#!smamede/c1rhh.


Interior da capela de São Mamede de Janas (Foto: Janas Futebol Clube)

Comentários: 4

Blogger Um Jeito Manso escreveu...

Olá!

Não conhecia esta igreja, a ver se um dia destes vou lá ver. Quando estava a ler o que escreveu, estava a pensar na de Azeitão mas depois, logo à frente, vi que a referiu. Há também uma outra com um formato atípico: a de Sto Amaro em Lisboa, muito bonita e com uma bela vista. Procurei uma imagem na net e fui parar aqui:

http://portugalidade.blogspot.pt/2013/01/capela-de-santo-amaro-de-alcantara.html

Um abraço e um bom fim de semana.

11 abril, 2014 22:44  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

É verdade, a capela de Santo Amaro, em Lisboa! Esqueci-me dessa... É circular, muito bonita, tem magníficos painéis de azulejos e não menos magníficos ferros forjados. Obrigado pela lembrança. A igreja dos Clérigos, aqui no Porto, tem planta elíptica, e não propriamente circular; por isso me abstive de a citar. Outra igreja que tem uma planta fora do comum e que fica também em Lisboa é a igreja do Corpo Santo, junto à Rua do Arsenal, que tem planta octogonal.

Obrigado pela visita e bom fim de semana.

11 abril, 2014 23:23  
Blogger Um Jeito Manso escreveu...

Agora me lembro de que nunca lá fui, à do Corpo Santo. Uma pessoa habitua-se aos sítios, ainda ontem estive a falar do Largo do Corpo Santo (por causa de um restaurante)e volta e meia passo por ali e nunca me ocorreu reparar na igreja. Se fosse noutra cidade ou noutro país não me tinha escapado.

15 abril, 2014 01:00  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

A igreja do Corpo Santo, por fora, parece ser uma igreja igual a muitas outras, retangular ou quadrada. Eu nunca lhe prestei atenção nenhuma, até que li algures que ela tinha uma planta octogonal. Um dia, ao passar por lá, encontrei-a aberta, entrei e confirmei. De resto, pareceu-me ser uma igreja muito soturna, sem nada de especial além dessa particularidade.

Durante alguns anos, vivi em Lisboa, cidade à qual nunca me habituei completamente, para dizer a verdade. É uma cidade quase toda ela lindíssima e interessantíssima, sem dúvida absolutamente nenhuma, mas achei-a muito impessoal para se morar nela. E não, não tem nada a ver com o tamanho da cidade. Estive em Viena durante vários meses, a trabalhar e não a fazer turismo, e adorei lá estar. E no entanto Viena é maior que Lisboa.

15 abril, 2014 01:58  

Enviar um comentário