26 julho 2014

Lukasa

Lukasa de finais do séc. XIX ou princípios do séc. XX (Foto: Brooklyn Museum, Nova Iorque, Estados Unidos da América)

Lukasa é o nome de um objeto semelhante a uma tábua de madeira que surgiu no antigo Reino Luba, na atual República Democrática do Congo (Congo-Kinshasa), e que é destinado ao registo de factos e de acontecimentos relacionados com o Reino Luba: a sua história, o seu sistema político, as suas divisões administrativas, as dinastias dos seus reis, as suas migrações, os feitos dos seus heróis Mbidi Kiluwe e seu filho Kalala Ilunga, etc. A informação é registada através de missangas, conchas, incisões, relevos, etc.

Estas tábuas são criadas e utilizadas pelos membros de uma poderosa sociedade que surgiu no Reino Luba no séc. XVIII, os bambudye, os quais têm como tarefa a preservação e interpretação do sistema de governo e da história luba. A decifração é feita segurando uma lukasa com a mão esquerda, enquanto o dedo indicador da mão direita vai percorrendo os símbolos que estão na tábua de acordo com a narrativa nela inscrita. Na interpretação destes símbolos, é tão importante cada um deles por si só, como a sua disposição na tábua e a sua relação com os restantes símbolos. Podemos talvez dizer que estamos em presença de uma forma muito peculiar de escrita e que estas tábuas são mais do que simples auxiliares de memória. Não há duas tábuas lukasa iguais.

Uma lukasa de um tipo menos comum, do séc. XIX (Foto: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, Estados Unidos da América)

Comentários: 0

Enviar um comentário