17 setembro 2014

As grutas artificiais da Quinta do Anjo

Vista, a partir do interior, da entrada de uma das grutas artificiais da Quinta do Anjo (Foto: Ricardo Soares)


Na localidade da Quinta do Anjo, que pertence ao concelho de Palmela e fica entre Palmela e Azeitão, existem quatro pequenas grutas que são artificiais. Se perguntarmos a um habitante local quem foi que fez essas grutas, uma resposta que muito provavelmente ele nos dará é a de que elas foram feitas pelos mouros. Para o nosso povo, tudo o que é muito antigo é dos mouros. Mas, na realidade, estas grutas são "um bocadinho" mais antigas do que a presença dos mouros na região. Elas foram feitas há cerca de 5500 anos!


Entrada para uma outra gruta artificial da Quinta do Anjo (Foto: Archeoten.)


Estas grutas artificiais da Quinta do Anjo, a que os arqueólogos chamam hipogeus, são antigas sepulturas, feitas na época de transição da Idade da Pedra Polida (Neolítico) para a Idade do Cobre (Calcolítico), ou seja, na época do chamado Eneolítico. Elas foram utilizadas como sepulturas ao longo de cerca de 1000 anos. São constituídas por uma câmara funerária subterrânea, de forma circular e teto abobadado, havendo no alto deste uma pequena abertura para o exterior, chamada claraboia. O acesso à câmara funerária faz-se por uma antecâmara de forma oval. A esta, por sua vez, acede-se por um caminho retilíneo descendente a partir do exterior, também escavado na rocha.


Planta e perfil de uma das grutas da Quinta do Anjo (Desenho publicado no folheto Arqueologia da Arrábida, do Parque Natural da Arrábida, em 1979, e reproduzido da página Arqueologia da Arrábida)


Uma boa reportagem fotográfica sobre estas grutas artificiais, da autoria de Ricardo Soares, pode ser vista na página http://fotoarchaeology.blogspot.pt/2009/04/hipogeus-da-quinta-do-anjo.html.

O acesso às grutas faz-se a partir da EN 379, que liga Azeitão a Palmela, virando-se para sul no cruzamento com semáforos existente no centro da Quinta do Anjo, isto é, no cruzamento onde está a Junta de Freguesia local. Quem vier de Azeitão vira à direita, quem vier de Palmela vira à esquerda (evidentemente) e quem vier dos lados da Moita ou da Autoeuropa segue em frente.


Junto às grutas da Quinta do Anjo existe, ou existiu, um painel de azulejos explicativo. Este painel é sistematicamente vandalizado e sucessivamente reposto, uma e outra vez. Não sei em que estado este painel se encontra neste momento (Foto: CorreiaPM)

Comentários: 0

Enviar um comentário