13 outubro 2014

Le Bœuf sur le Toit


O compositor francês Darius Milhaud (1892-1974)

Le Bœuf sur le Toit é uma peça musical escrita em 1919 pelo compositor francês Darius Milhaud, inspirada na música popular brasileira. Darius Milhaud foi adido cultural da embaixada francesa no Rio de Janeiro entre 1917 e 1919. O título da peça vem de um tango chamado O Boi no Telhado, que foi lançado no carnaval de 1918 por Zé Boiadêro, pseudónimo de José Monteiro. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, o tema principal da peça de Milhaud não é o do tango. Na verdade, o tema do tango só se ouve uma vez em toda a peça. Ao todo, estão incluídos em Le Bœuf sur le Toit de Milhaud perto de trinta temas populares brasileiros diferentes.

Originalmente, a obra Le Bœuf sur le Toit foi composta para violino e piano apenas, destinando-se a acompanhar um filme mudo de Charlie Chaplin. Em 1920, no entanto, o poeta e dramaturgo francês Jean Cocteau sugeriu a Darius Milhaud que se fizesse um bailado da obra, com base num argumento do próprio Cocteau. Milhaud adaptou então a peça para ser tocada por uma orquestra.

Refira-se ainda a título de curiosidade que Jean Cocteau abriu um cabaret em Paris em 1921, ao qual também deu o nome de Le Bœuf sur le Toit, com autorização expressa de Darius Milhaud. Entre os muitos frequentadores do cabaret de Cocteau contaram-se Maurice Ravel, Eric Satie, Stravinski, Mistinguett, Maurice Chevalier, Yvonne Georges, Man Ray, Charlie Chaplin, Diaghilev, Georges Simenon, André Gide, etc.



Le Bœuf sur le Toit, peça para bailado de Darius Milhaud, pela Orquestra do Ulster dirigida pelo maestro Yan-Pascal Tortelier. A partitura que aqui se vê é a de uma adaptação para dois pianos, feita posteriormente por Milhaud

Comentários: 0

Enviar um comentário