12 maio 2015

Sereias de Timor-Leste



Trailer do filme Wawata Topu, de David Palazón e Enrique Alonso, com legendas em inglês

Wawata Topu é um filme documentário sobre mulheres de Timor-Leste que fazem pesca submarina de forma artesanal para poderem sobreviver. Além de nos mostrar a atividade piscatória destas mulheres, num mágico bailado subaquático, o filme dá-nos a ver as sua difíceis condições de vida em terra, assim como o papel que elas desempenham na comunidade a que pertencem. Estas pescadoras por necessidade vivem na aldeia de Adara, que fica na costa ocidental da ilha de Ataúro, em Timor-Leste.

Este filme, que tem uma duração de pouco mais de 30 minutos, foi realizado por dois espanhóis: o artista visual David Palazón, que vive em Timor-Leste desde 2008, e o antropólogo Enrique Alonso. Palazón e Alonso contaram com a colaboração do fotógrafo timorense Nelson Turquel e a assistência de Mário Gomes, também timorense e natural de Adara. Nas filmagens feitas debaixo de água, colaboraram igualmente os mergulhadores Nuno da Silva e Beatriz Marciel. O designer gráfico finlandês Fredrik Stürmer também participou na feitura do filme.



Documentário completo Wawata Topu, de David Palazón e Enrique Alonso, sobre as pescadoras submarinas de Adara, na ilha de Ataúro, Timor-Leste. Este filme é falado na língua local. É possível, no entanto, vê-lo com legendas, nomeadamente em espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano. Para tal, basta selecionar a lingua desejada clicando nas letras CC que estão no canto inferior do vídeo. Não recomendo que se ativem as legendas em português, porque estas só aparecem durante os primeiros 13 minutos do filme, aproximadamente. Depois disso, as legendas em português somem por completo!

Comentários: 0

Enviar um comentário