18 agosto 2015

A Hospitalidade ao Fantasma: Memórias dos Deficientes das Forças Armadas



Trailer do filme A Hospitalidade ao Fantasma: Memórias dos Deficientes das Forças Armadas, de Bruno Sena Martins


Este é um retrato do drama vivido por muitos homens que, na flor da sua juventude, foram mandados para a frente de combate na Guerra Colonial e ficaram para sempre marcados na carne e no espírito por esta mesma guerra. Este é também um retrato do esquecimento e da marginalização a que estes homens têm sido sistematicamente votados, num Portugal que se quer democrático mas que continua a conviver mal com a memória do seu passado colonial recente.

"A Hospitalidade ao Fantasma: Memórias dos Deficientes das Forças Armadas" é um filme com a duração aproximada de 50 minutos, produzido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e realizado por Bruno Sena Martins, no âmbito do projeto de investigação "Vidas Marcadas pela História: a Guerra Colonial Portuguesa e os Deficientes das Forças Armadas". Este filme foi publicado em 2014 e contou com a colaboração da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e do Centro de Documentação 25 de Abril. Nele, dá-se voz a alguns deficientes das Forças Armadas Portuguesas, que ficaram gravemente feridos na Guerra Colonial, em Angola, Moçambique e antiga Guiné Portuguesa (atual Guiné-Bissau), entre 1961 e 1974.

Recomendo que se veja este filme na sua totalidade, e não só o seu trailer, por muito duro e pesado que seja, e é. Para que estes homens e o seu sofrimento não caiam no esquecimento. Este filme foi colocado no Youtube pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com a finalidade expressa de poder ser visto gratuitamente e de poder ser partilhado livremente. Ei-lo.



A Hospitalidade ao Fantasma: Memórias dos Deficientes das Forças Armadas, um filme de Bruno Sena Martins

Comentários: 0

Enviar um comentário