19 agosto 2015

Selvajaria


Dois desolados índios da Amazónia percorrem um trecho de floresta carbonizada. Quem é selvagem, afinal? Quem procura viver em harmonia com a Natureza, como fazem os índios, ou quem a destrói? (Foto de autor desconhecido)

Comentários: 2

Blogger Chama a Mamãe! escreveu...

E ainda nos classificam como ... civilizados!
Dói-me n´alma o que fizeram com os indígenas, ao ser "invadido" o seu habitat natural. E, nesses anos todos, continuamos destruindo-os...
Lamentável. E hoje sentimos as consequências do desmatamento e queima desenfreada da floresta:está um calor insuportável. Há mais de 2 meses, que não chove por aqui, o que é muito estranho.
Enfim, é a Natureza respondendo ao desmando do Homem Civilizado(?).

24 agosto, 2015 14:10  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Segundo o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para hoje, em Manaus, céu muito nublado e temperatura entre os 37 e os 27 graus Celsius. Será, na verdade, um calor sufocante, no caso de a humidade do ar ser muito elevada, de 100% ou perto disso, como julgo que acontece habitualmente. Se assim for, é realmente muitíssimo calor, verdadeiramente insuportável.

Cá em Portugal, neste verão que agora começa a declinar, já houve temperaturas da ordem dos 43 ou 44 graus Celsius na província do Alentejo. Mas com uma humidade baixíssima, à volta dos 10 a 20%, ou menos ainda. Se a humidade não fosse assim tão baixa, não ficaria ninguém vivo... Mesmo assim, é de torrar, e muitas pessoas idosas tiveram de ser tratadas no hospital, porque estavam a sentir-se muito aflitas com o calor.

Aqui na cidade do Porto, não há registo de alguma vez a temperatura ter atingido sequer os 40 graus, mas já chegou lá muito perto há alguns anos: 39. Este verão a temperatura mais alta foi de 33 ou 34 graus Celsius. Para amanhã, prevê-se que ela varie entre 23 e 13! Está fresco demais para a época, mas não é nada de anormal. A temperatura deverá subir nos próximos dias.

25 agosto, 2015 03:06  

Enviar um comentário