02 novembro 2015

Amor Eterno

O chefe índio brasileiro Tashka Peshaho Yawanawa, à esquerda, sendo cumprimentado pelo príncipe Carlos de Inglaterra (Foto: Zimbio)


Com o título em epígrafe, o chefe índio brasileiro Tashka Peshaho Yawanawa, do povo Yawanawa, que vive no estado do Acre, no Brasil, assim como nos territórios vizinhos do Peru e da Bolívia, publicou na sua página pessoal no Facebook o texto que se segue, em homenagem ao seu pai que tinha acabado de falecer. É um texto escrito com a emoção à flor da pele. Como tal, merece o nosso maior respeito. Considero-o um texto muito belo, apesar de estar escrito num português um tanto deficiente. É compreensível que assim seja. O povo Yawanawá tem a sua língua própria, que pertence à família linguística Pano. O português é apenas a sua segunda língua. Transcrevo o texto tal como o seu autor o publicou:

Meu pai,

hoje acordaste para a eternidade e dormiste para o descanso aqui deste mundo.

Minhas melhores lembranças juntos, vem da infância, quando a gente costumava caminhar pela floresta, abrindo caminhos, pescando nos pequenos igarapés e caçando mata adentro. Me lembro de você à frente, e eu, junto com meus irmãos, te seguindo, ouvindo você cantar e assobiar as canções que te faziam lembrar de nossos antepassados. Adorava seus assobios cortando o silencio da mata. Vou continuar seguindo seus passos, vou continuar ouvindo seus conselhos e ensinamentos. Cedo ou mais tarde estaremos juntos

Descance em paz meu pai.

Que o criador, que criou esse nãiwã raká, te dê um descanso merecido. O Pupuwã, que fica sentado bem na porta da estrada dos espíritos, anuncie a sua chegada com buzinas. Que todos venham ao seu encontro, te segurem pelo braço e te levem até a aldeia sagrada para encontrar nossos antepassados. Senta-te e assume o posto que foi preparado para ti.

Peço a Lua, que ilumine a escuridão na sua atravessia entre os dois mundos, mostre o caminho de onde viemos e onde todos iremos.

Peço ao Sol que sempre brilhou entre as matas, que sempre encheu o seu coração de esperança, que mostre a estrada dos espíritos e leve meu pai para a aldeia dos antigos.

Peço que as estrelas guiem seus passos, aquelas estrelas que sempre estiveram contigo nas noites enluaradas pela floresta a fora.

Peço que a floresta, te receba de volta, de onde viemos.

Cumpriste sua missão aqui na terra. Cumpriste como pai, como homem de família, como um pensador, como um visionário, como um grande sábio chefe Yawanawa.

O seu legado ficará para sempre com a gente.

A vida foi muito generosa contigo. Com o andar do tempo, a vida correu.A vida segue e não espera, assim como ela é.

Com amor eterno, Tashka Yawanawa

Comentários: 1

Blogger Isabel escreveu...

É um texto sentido e muito bonito:)
Boa noite:)

02 novembro, 2015 20:57  

Enviar um comentário