24 janeiro 2016

Mulher, homem, macaca ou o quê?

A Duquesa Feia (c. 1513), óleo sobre madeira de carvalho do pintor flamengo Quentin Matsys ou Massys (1466–1530). National Gallery, Londres, Reino Unido


Este quadro é a obra mais famosa do pintor flamengo Quentin Matsys (Quinten Matsijs em flamengo) e é considerado uma caricatura grotesca de uma velha que quer parecer nova para arranjar noivo. Na sua mão direita ela tem um botão de flor vermelha, que tem sido interpretada como significando que a retratada é como um botão que nunca florescerá.

No entanto, surgiu há poucos anos uma outra interpretação para este quadro, feita por Michael Baum, professor emérito de cirurgia do University College de Londres, e um seu aluno chamado Christopher Cook. Depois de o terem analisado em pormenor, eles concluiram que este quadro deve ser um retrato fiel de uma pessoa que existiu realmente e não uma caricatura. Ainda de acordo com estes investigadores, a fealdade da mulher retratada dever-se-ia ao facto de ela sofrer de uma forma adiantada e muito rara de doença de Paget, que é uma doença muito dolorosa que provoca deformações ósseas e que foi descrita, pela primeira vez, por sir James Paget, um cirurgião britânico dos finais do séc. XIX.

Seja como for, é enorme a semelhança entre esta pintura de Quentin Matsys e um desenho que se julga ser anterior, que é atribuído a Leonardo da Vinci e que o pintor flamengo teria copiado. Talvez a mulher que sofria de doença de Paget tenha sido a que foi supostamente desenhada por Leonardo da Vinci.


Desenho de uma cabeça grotesca atribuído a Leonardo da Vinci e datado de c. 1480 a c. 1510. Palácio de Windsor, Biblioteca Real, Reino Unido

Comentários: 0

Enviar um comentário