25 fevereiro 2016

As Montanhas Mágicas

O rio Paiva visto da Ponte do Melo, nas proximidades de Travanca, concelho de Cinfães (Foto: António Camelo)


Agora que se aproxima a primavera, é meu dever chamar a atenção para uma das parcelas mais puras e naturais de todo o território continental português, a que alguém chamou, com toda a propriedade, "Montanhas Mágicas". Trata-se de uma região montanhosa que se situa entre os rios Douro e Vouga e que faz parte dos concelhos de Castelo de Paiva, Arouca, Vale de Cambra e Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, e dos de São Pedro do Sul, Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu. Engloba, nomeadamente, o maciço da Gralheira (constituído pelas serras da Freita, de Arada e do Arestal), a serra de Montemuro e os rios Douro, Paiva, Caima, Bestança e Vouga. A pureza e a beleza natural destas montanhas e destes rios só têm comparação com as do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e mesmo assim são capazes de ganhar a este!

Pessoalmente, já percorri grande parte destas montanhas e destes rios e fiquei enfeitiçado por eles. Há locais pelos quais não consigo deixar de me sentir preso para sempre, como a aldeia abandonada da Drave, na serra de Arada, as quedas de água da Frecha da Mizarela, na serra da Freita, ou o rio Paiva em quase toda a sua extensão. É-me, por isso, difícil recomendar uma visita a este ou àquele local, sem cometer a injustiça de omitir um outro local igualmente merecedor de uma atenta visita. Felizmente, existe um site onde nos é proposto todo um conjunto de trajetos e de locais a visitar, e cuja consulta recomendo fortemente. Chama-se Rota da Água e da Pedra e está neste endereço: http://www.rota-ap.pt/.

Não recomendo que se espere pelo verão para se fazer uma visita às Montanhas Mágicas. A cada ano que passa, há uma afluência cada vez maior de visitantes, mormente aos passadiços do Paiva e à Frecha da Mizarela, a ponto de se registarem engarrafamentos de trânsito que quase fazem lembrar os da VCI ou do IC19… Na minha humilde opinião, a melhor ocasião para se percorrer a região é a primavera, sobretudo os meses de abril e maio, ou então o mês de outubro. Outra recomendação que quero deixar: andar a pé o mais possível, deixando o automóvel estacionado num lugar em que não incomode ninguém.

Para aguçar o seu apetite por estas maravilhosas Montanhas Mágicas, proponho-lhe que veja o filme que se segue. As imagens que ele mostra são mais eloquentes do quaisquer palavras que eu possa exprimir.

Boa viagem até às Montanhas Mágicas.


Comentários: 0

Enviar um comentário