27 maio 2016

Santa Bárbara


Santa Bárbara, pelo Coro Mineiro de Turón, das Astúrias, Espanha

Santa Bárbara é a santa protetora dos mineiros. Turón é uma localidade mineira situada nas Astúrias, no norte de Espanha, de cujo subsolo se extrai hulha, que é uma forma de carvão. Da hulha liberta-se espontaneamente metano, que é um gás combustível que, misturado com o oxigénio do ar, dá origem ao chamado grisu. Esta mistura de metano e oxigénio chamada grisu é explosiva em ambientes fechados e limitados, como os das minas. A mais insignificante faísca pode desencadear uma explosão de consequências trágicas, com muitos mineiros mortos e feridos, derrocadas de galerias, etc. Na China, onde a segurança no trabalho deixa muito a desejar, são frequentes as explosões de grisu nas minas de hulha, com um número de mortos e de feridos impressionante e que não pára de aumentar.

Em Portugal, as minas de carvão que existiram em São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, e no Pejão, no concelho de Castelo de Paiva, não eram de hulha, mas sim de antracite, que é uma outra forma de carvão. A antracite, que é carbono quase puro, não liberta metano. Nestas minas, portanto, não havia o perigo de explosões de grisu.

Comentários: 2

Blogger Isabel escreveu...

Gostei imenso da música. Gosto deste tipo de música.
Fiquei fã do grupo:)

Bom fim-de-semana:)

27 maio, 2016 19:31  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

É uma música cantada com muito sentimento, o que não admira. Eu também gosto muito deste tipo de música popular. Bom fim de semana também para si.

28 maio, 2016 03:46  

Enviar um comentário