13 outubro 2016

O cruzeiro de Caçarelhos

Pormenor do cruzeiro de Caçarelhos, Vimioso (Foto: Rota da Terra Fria Transmontana)


Caçarelhos é uma localidade do concelho de Vimioso, situada entre a sede do concelho e a cidade de Miranda do Douro. Foi sede de freguesia, fazendo atualmente parte da União das Freguesias de Caçarelhos e Angueira.

Há no centro de Caçarelhos um monumento digno de nota, que convida o viajante a parar para o admirar. É um belo cruzeiro esculpido em granito e datado de 1777, obra de Manuel Gonçalves ou do seu filho José Gonçalves, mestres canteiros naturais de Âncora, Minho.

A página http://cacarelhos.com/cruzeiro-de-cacarelhos/ descreve-o assim:

Assente numa escadaria granítica, constituída por seis degraus, pode-se observar uma base, em monobloco, de forma paralelipipédica. Os lados, de forma rectangular, são cinzelados com uma forma elíptica, ao centro, e com várias formas ogivais e curvilíneas a guarnecê-la.

O fuste, com cerca de 3 metros, de forma cilindríca, é ornamentado, no primeiro terço com círculos convexos, dispostos em seis camadas horizontais paralelas e no restante com linhas verticais convexas e côncavas, encimado por um capitel em forma piramidal, invertido e cinzelado.

A encimá-lo aparece a cruz com cerca de um metro de altura com a figura de Cristo cruxificado voltada para Poente.

Comentários: 0

Enviar um comentário