07 abril 2017

Scott Joplin faleceu há cem anos

Pineapple Rag, de Scott Joplin, por um intérprete não identificado ao piano

No passado dia 1 de abril de 2017 completaram-se cem anos sobre o falecimento do compositor e pianista afro-americano Scott Joplin, com 49 anos de idade. Scott Joplin tornou-se famoso pelas suas composições do género ragtime, algumas das quais atingiram grande popularidade. Também compôs duas óperas, mas perdeu-se a primeira delas, chamada A Guest of Honor.

A segunda ópera de Scott Joplin chama-se Treemonisha, de cujo libreto ele também foi o autor, mas nunca conseguiu vê-la levada à cena. A ópera Treemonisha só foi estreada em 1972!

A ação desta ópera desenrola-se numa comunidade de antigos escravos que vive numa floresta isolada no sul dos Estados Unidos. A história tem como personagem principal uma jovem de 18 anos, chamada Treemonisha, a quem uma mulher branca ensinou a ler e que encabeça a sua comunidade contra a influência de charlatães, que se aproveitam da ignorância e da superstição das pessoas. Treemonisha é raptada e, quando está quase a ser atirada para o meio de um ninho de vespas, é salva pelo seu amigo Remus. A comunidade toma então consciência da sua própria ignorância e da importância da educação, escolhendo Treemonisha para sua professora e líder.


Cena da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, por intérpretes não identificados

Comentários: 0

Enviar um comentário