01 abril 2018

Oratória da Páscoa


Oratória da Páscoa, BWV 249, de Johann Sebastian Bach (1685–1750), pelo Coro e Orquestra Barrocos de Amesterdão, dirigidos por Ton Koopman. Os cantores solistas não estão identificados no Youtube, mas deverão ser Lisa Larsson (soprano), Elisabeth von Magnus (meio-soprano, que nesta oratória canta como soprano e também como contralto), Bogna Bartosz (contralto), Gerd Türk (tenor) e Klaus Mertens (baixo). Os instrumentistas solistas deverão ser os músicos da Orquestra Barroca de Amesterdão Margaret Faultless (violino), Jaap ter Linden (violoncelo), Marcel Ponseele (oboé e oboé de amor), Wilbert Hazelzet (flauta transversal) e Stephen Keavy (trompete)

A Oratória da Páscoa (chamada Oratório da Páscoa no Brasil) é uma oratória composta pelo compositor alemão Johann Sebastian Bach, que foi apresentada ao público pela primeira vez em 1 de abril de 1725, ou seja, há precisamente 293 anos, que também foi Domingo de Páscoa. Após a sua estreia, a oratória sofreu duas revisões por parte do autor, a primeira em 1735 e a segunda alguns anos mais tarde. É a última versão desta oratória que se ouve nesta gravação.

Em vez de ter um narrador, como acontece, por exemplo, na Oratória de Natal, a Oratória da Páscoa de Bach é narrada por quatro personagens, que são o apóstolo Simão Pedro (tenor), o apóstolo João (baixo), Maria Madalena (contralto) e Maria mãe de Tiago (soprano), que encontraram o túmulo de Jesus Cristo vazio.

Comentários: 0

Enviar um comentário