07 maio 2018

Música negra das prisões do Texas



Negro Folklore from Texas State Prisons foi um disco de vinil, em formato LP, publicado em 1965 por Bruce Jackson, um etnomusicólogo, escritor, realizador de documentários, fotógrafo e professor da Universidade de Buffalo, no Estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América. Bruce Jackson é um homem particularmente interessado no sistema prisional norte-americano e na música afro-americana. Movido por estes seus dois interesses, ele visitou, a partir de julho de 1964, diversas colónias penais agrícolas no estado do Texas destinadas só a negros, onde gravou um conjunto de canções de trabalho, blues, espirituais negros, pregações, narrativas improvisadas e ritmadas, etc. Do acervo reunido, Bruce Jackson selecionou algumas das gravações efetuadas e publicou-as no disco referido. O valor deste disco é enorme, porque documenta uma tradição que deixou de existir. As prisões do Texas deixaram de ser segregadas e a brutalidade que nelas era aplicada deixou de existir.

O que aqui se ouve não é "bonito"; é autêntico. Nada aqui foi "embelezado". À semelhança do que fizeram em Portugal Michel Giacometti, Fernando Lopes-Graça, José Alberto Sardinha e outros, Bruce Jackson gravou estas canções tal e qual como elas foram interpretadas, neste caso por autênticos presidiários negros do Texas.

Os títulos das faixas deste disco e os nomes dos seus intérpretes, assim como um texto explicativo em inglês, escrito pelo próprio Bruce Jackson, estão impressos na contracapa do disco, que é mostrada na imagem seguinte. Queira clicar na imagem para ampliá-la e ler o seu conteúdo.


Comentários: 0

Enviar um comentário